TIVE MEDO!

16/01/2010 13:18

Leitura Bíblica: gênesis. 3:1-10

Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem (Lucas. 9:34). 

             O medo é considerado um mecanismo de defesa criado pelo Deus Eterno, a fim de que o homem se desvie de certos perigos da vida e viva com prudência.

            O medo interessa a todos – não é só matéria de estudo da psicologia ou de outra ciência. É um terror, um receio ou uma inquietação, com ou sem razão de ser. Não é fraqueza admitir que se tenha medo; pelo contrario: é sinal de força reconhece-lo e enfrenta-lo para vencer, possivelmente com ajuda de outrem e, evidentemente, de Deus.

            Segundo a Bíblia, Adão foi quem primeiro experimentou o medo e sofreu com ele. Vejamos que aspectos envolveram o medo de adão:

1)      Ouviu a voz de Deus no jardim. Hoje, bem distantes do ocorrido, poderíamos achar que tal medo fosse tolice, mas após o seu ato de desobediência, aquela voz soava como ameaça para Adão e Eva.

2)      Percebe-se nu. Aquilo que antes era comum, natural, bom, certo e puro, após o pecado foi motivo de vergonha, como se censurasse o autor da nudez.

3)      Escondeu-se. Foi a primeira ocasião em que o homem fugiu de Deus, e essa fuga não lhe trouxe nenhum beneficio.

Que lições temos agora após refletir sobre o medo de Adão? A causa do seu medo foi ter desobedecido a Deus, sua explicação foi falsa e sua fuga, inútil, pois Deus nos vê como somos, em quaisquer circunstancias.

            Esse medo só pode ser superado reconhecendo-se o pecado, confessando-o e devolvendo o controle a Deus, para que Ele cuide da situação, cobrindo a constrangedora nudez do casal, conforme relata a continuação da leitura.

Eliézer de Araújo

 Ter medo de confessar o pecado é perder a oportunidade do perdão! 

 

 

Pão Diário Nº 12 Os textos desta edição foram produzidos no Brasil com todos os direitos reservados à Rádio Trans Mundial. O Pão Diário é uma publicação da Rádio Trans Mundial, assegurada sua exclusividade de acordo com a Lei de Direitos Autorais.