MORDOMOS DE DEUS

15/02/2011 18:23

 

MORDOMOS DE DEUS

 

TEMA: SOMOS MORDOMOS DO TEMPO – ECLESIASTES 3:1-8

INTRODUÇÃO:

O TEMPO NOS FOI DADO POR DEUS PARA QUE SEJA GASTO DE MANEIRA SÁBIA E ORDENADA, SABER FAZER BOM USO DO TEMPO FAZ PARTE NA NOSSA MORDOMIA ENQUANTO AQUI VIVERMOS, POIS UM DIA, DIANTE DO SENHOR IREMOS PRESTAR CONTAS DO TEMPO QUE ELE NOS DEU. COMO VOCÊ PRETENDE USAR O TEMPO QUE DEUS TEM LHE DADO PARA ESSE ANO DE 2008? EM QUE VOCÊ VAI GASTAR O SEU TEMPO ? VEJAMOS COMO PODEMOS SER BONS MORDOMOS DO TEMPO:

 

01)  O DEVER DE ADMINISTRAR O TEMPO:

- DEVEMOS SER PESSOAS QUE PLANEJA  -  NO PLANEJAMENTO DEVE HAVER OBJETIVOS VISANDO ESTIMULAR O FUTURO DE NOSSAS ATIVIDADES. POIS COMO DIZ EM EC.8:6 “PORQUE PARA TODO PROPÓSITO HÁ TEMPO E MODO”.

- DEVEMOS SER PESSOAS PONTUAIS – TODAS AS NOSSAS ATIVIDADES, SEJAM MATERIAIS, FÍSICAS, SOCIAIS OU ESPIRITUAIS MERECEM RESPEITO QUANTO AO HORÁRIO. “ NÃO SEJAIS VAGAROSOS NO CUIDADO... (RM12:11)” . A FALTA DE MORDOMIA DO TEMPO SE REVELA NAS OBRIGAÇÕES DA VIDA .

- DEVEMOS SER PESSOAS QUE USEM BEM O SEU TEMPO – A MORDOMIA CRISTÃ NOS ENSINA A FAZER BOM USO DO NOSSO TEMPO.  (SL.90:10 – porque tudo passa rapidamente e nós voamos). O TEMPO  DE SUA VIDA É PRECIOSO E DEVE SER APROVEITADO  PARA QUE VOCÊ ALCANCE UM CORAÇÃO SÁBIO. TODAS AS COISAS NOS SÃO IMPORTANTES NA VIDA, MAS A PRIORIDADE É PARA O REINO DE DEUS.

 

02)  OS PERIGOS NO MAU USO DO TEMPO:

QUANTOS ESTÃO DEIXANDO O TEMPO DA OPORTUNIDADE PASSAR? (JR.8:20) (EC.3:15 E 12:1)

-DESPERDIÇANDO O TEMPO – É LAMENTÁVEL COMO A MAIORIA DAS PESSOAS DESPERDIÇA O SEU TEMPO, EMPREGANDO-O MAL, O DESPERDÍCIO NÃO FAZ PARTE DO PLANO DE DEUS PARA AS NOSSAS VIDAS, MAS SIM A SABEDORIA E O BOM PROVEITAMENTO DELE (CL.4:5). NÃO SE DEVE BRINCAR COM O TEMPO NEM COM O DONO DO TEMPO, DEUS (GL.6:7). UMA DAS MAIS TRÁGICAS CONFISSÕES DO HOMEM É QUANDO DIZ QUE NÃO HÁ MAIS TEMPO: NÃO HÁ MAIS TEMPO PARA ESTUDAR, PARA SALVAR O CASAMENTO, PARA LARGAR OS VÍCIOS, PARA SE RECONCILIAR COM DEUS. DEUS UM DIA NOS PEDIRÁ CONTAS DO QUE PASSOU. REAVALIE COMO E EM QUE VOCÊ TEM USADO O SEU TEMPO.

            -O PERIGO DAS FUTILIDADES – QUANTAS VEZES PERDEMOS TEMPO EM

              CONVERSAS FÚTEIS (2TM.2:16/Tt.3:9/ ICOR.15:33),

 

03)     CONCLUSÃO: A MORDOMIA DO TEMPO NOS LEVA A COMPREENDER QUE

AS HORAS MAIS BEM EMPREGADAS SÃO AQUELAS QUE GASTAMOS EM FAVOR DE OUTREM. CADA MINUTO USADO EM SOCORRER UM NECESSITADO, EM APONTAR O CAMINHO DA VIDA ETERNA AO DESANIMADO E PERDIDO, EM LEVANTAR ALGUÉM CAÍDO, É UM TEMPO APRAZÍVEL DIANTE DE DEUS. ENQUANTO MUITOS DIZEM : TEMPO É DINHEIRO, PARA UM SERVO DE DEUS TEMPO É UMA DÁDIVA DIVINA QUE DEVE SER APROVEITADA PARA NOSSA EDIFICAÇÃO ESPEIRITUAL E, CONSEQUENTEMENTE, PARA DIVULGAÇÃO DO REINO DE DEUS.

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMA: ALCANÇANDO O ALVO (MATURIDADE ESPIRITUAL)

TEXTO FILIPENSES 3:13

 

NESSE ÚNICO VERSÍCULO QUERO EXTRAIR LIÇÕES PRECIOSAS QUE O APÓSTOLO PAULO NOS DEIXO PARA ALCANÇARMOS MATURIDADE ESPIRITUAL. 03 AÇÕES QUE AJUDARAM O APÓSTOLO ALCANÇAR O ALVO: ESQUECER-SE/ AVANÇAR E PROSSEGUIR. HOJE QUE ME DETER NA PRIMEIRA ATITUDE

 

I)                   ESQUECER DAS COISAS QUE PARA TRÁS FICAM:

 

O PASSADO É O RESPONSÁVEL PELO QUE SOMOS HOJE. DEVEMOS APRENDER COM O QUE FICOU PARA TRÁS, MAS É NECESSÁRIO ASSIMILAR ESSAS LIÇÕES E SEGUIR EM FRENTE. O QUE FICOU PARA TRÁS?? ( O FRACASSO QUE NÃO CONSIGO ME LIBERTAR/TRAUMAS/MÁGOAS. O PASSADO NOS MOLDA, NOS ENSINA. OLHAR PARA O PASSADO APENAS PARA ME LEMBRAR DA AÇÃO DE DEUS NOS PROBLEMAS, SUA FIDELIDADE. MAS PAULO DIZ PARA ESQUECER.  ESQUECER O QUE?? O QUE NOS IMPEDE AO CRESCIMENTO ESPIRITUAL.  VEJAMOS O QUE PAULO PRECISAVA ESQUECER/ DEIXAR PARA TRÁS EM SUA JORNADA COM CRISTO: QUEM FOI PAULO NO PASSADO?

 

 a) O MAU UM PERSEGUIDOR/ ASOLADOR/ CRUEL/ HOMICIDA (2 Cor.5:17) – PAULO PRECISAVA ESQUECER ESSAS COISAS PARA SEGUIR O SENHOR. CASO CONTRÁRIO ELE ESTARIA PRESO À ACUSAÇÕES DE SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA -  EM CRISTO SOU PERDOADO.

 

b) O BEM/BOM – PAULO ERA BEM SUCEDIDO PROFISSIONALMENTE/ ERA DA LINHAGEM JUDIA, ESTUDOU AOS PÉS DE GAMALIEL – MESTRE DA LEI, TINHA UMA POSIÇÃO INVEJÁVEL NA SOCIEDADE – ABRIU MÃO DE TUDO ISSO PARA SEGUIR JESUS (2 Cor.6:4-10/ 11:25-31)  - MAS PAULO VIVENCIOU VISÕES/CURAS/REVELAÇÕES/ARREBATAMENTOS (2Cor 12:2-4) – AS COISAS BOAS OU MÁS DO PASSADO PODEM PREJUDICAR NOSSAS JORNADA CRISTÃ HOJE. (EX.MARGARETHA)

 

ESQUECER TEM O SENTIDO DE NÃO SE APEGAR/ABRAÇAR – SEJA AS COISAS MÁS OU BOAS DO PASSADO – NAS COISAS BOAS OU MÁS VOCÊ DEVE EXTRAIR AS BÊNÇÃOS OCULTAS / LIÇÕES A SER APRENDIDA, OU O TRAÇO DE CARÁTER QUE ESTÁ SENDO FORMADO POR ESSAS EXPERIÊNCIAS ( 2Cor.1:4)

 

VOCÊ ESTÁ PRESO AO PASSAO POR CAUSA DE UM GRANDE SOFRIMENTO/DECEPÇÃO, OU PRESO AS SUAS CONQUISTAS, REALIZAÇÕES/STATUS -  LEMBRE-SE AVANCE  PARA AS COISAS QUE ESTÃO À SUA FRENTE HOJE. DEIXE NAS MÃOS DE DEUS AS COISAS PASSADAS – ABRA MÃO, POIS DEUS QUE LHE USAR HOJE PARA NOVAS CONQUISTAS – É UM NOVO MOMENTO DE SUA VIDA O HOJE –

“OS VENCEDORES SÃO AQUELES QUE EXTRAIEM AS MAIS BELAS LIÇÕES DE VIDA DAS SUAS DERROTAS – ERROS – FRACASSOS – NÃO SÃO VITIMAS MAS LUTADORES. DEUS TEM UM PROPOSITO PARA SUA VIDA

 

 

 

 

 

 

 

II)                 O PROPÓSITO DE DEUS PARA SUA VIDA – AVANCE PARA O PRESENTE

TEMOS UM OBJETIVO DE VIDA QUANDO RECONHECEMOS O PROPÓSITO DE DEUS PARA NÓS – DEVEMOS AVANÇAR EM DIREÇÃO AQUILO PARA O QUE FOMOS ALCANÇADOS – TER VIDA COM DEUS – VAMOS ANALIZAR A VIDA DE JOSÉ PARA COMPREENDERMOS MELHOR ESSE AVANÇAR:

 

GN.37-50 JOSÉ – ELE ESQUECEU O PASSADO (OFENSAS) PERDOOU SEUS IRMÃOS – E CONCENTROU-SE NO QUE ESTAVA À SUA FRENTE – O PRESENTE:

 

JOSÉ DECIDE SERVIR A DEUS FAZENDO O MELHOR QUE PODIA EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE PASSOU;

 

a)      ESQUECEU DO SEU PASSADO EM ISRAEL E DECIDE SER O MELHOR ESCRAVO DO EGITO.

 

b)      QUANDO CHEGOU A SER MORDOMO NA CASA DE POTIFAR – FOI O MELHOR. ATÉ SER PRESO INJUSTAMENTE

 

c)      NA PRISÃO – ESQUECE DO PALÁCIO DE POTIFAR E DECIDE SER O MELHOR PRISIONEIRO.- SE TORNA O MELHOR ADMINISTRADOR DO CÁRCERE

 

d)      LIBERTO – ESQUECE DO SEU PASSADO NO CÁRCERE E AVANÇA SENDO O MELHOR EM SUA NOVA POSIÇÃO DE GOVERNADOR – PROVEDOR

 

e)      GN 41:51-52 – ELE DÁ NOMES SIGNIFICATIVOS A SEUS DOIS FILHOS

1)      MANASSÉS = AQUELE QUE FAZ ESQUECER

2)      EFRAIM = AQUELE QUE FRUTIFICA/FRUTÍFERO

 

JOSÉ DEIXA O PASSADO PARA TRÁS E É CAPAZ DE PRODUZIR FRUTOS NO PRESENTE – FLORESCEU ONDE FOI PLANTADO À CADA ESTAÇÃO DE SUA VIDA:   ( CASA DE POTIFAR/PRISÃO/GOVERNADOR) – SIGAMOS O EXEMPLO DE JOSÉ:

 

 ESQUECER DO PASSADO(PERDOAR-ABNEGAR) E NOS CONCENTRAR NO LUGAR E NO TEMPO PRESENTE, ESPERANDO NA BONDADE E NA REDENÇÃO DE DEUS NAS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE ESTAMOS.

 

ONDE DEUS TEM LHE COLOCADO HOJE? AVANCE –PRODUZA FRUTOS- DE O SEU MELHOR – ELE TEM UM PROPOSITO PARA VOCÊ – ELE LHE CAPACITA PARA REALIZAR ALGO PARA ELE ONDE VC ESTÁ. OLHE PARA FRENTE – AVANCE – PROSSIGA – DECUBRA UMA FÉ MAIS PROFUNDA COM DEUS – OFEREÇA O SEU MELHOR PARA O SENHOR (IS.26:3)

 

III)              PROSSIGA: FP.3:14 – DEPOIS DE ESQUECER/DESPREENDER-SE DO PASSADO, MAS AGRADECER A DEUS PELAS LIÇÕES APRENDIDAS VIRE O ROSTO EM DIREÇÃO A CRISTO – AVANCE NO PRESENTE E PROSSIGA PARA O ALVO!

 PROSSEGUIR PARA O ALVO = CORRER COM O MÁXIMO ESFORÇO – EMPENHO ATIVO E SINCERO – BUSCANDO A GRAÇA E A FORÇA DE DEUS A CADA PASSO DA CAMINHADA. QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS DE VIDA? ESTABELEÇA OBJETIVOS ESPECÍFICOS – OBJETIVOS FARÃO VC LEMBRAR DE QUE VC PODE PELA GRAÇA DE DEUS TRANSFORMAR SEUS DIAS AQUI NA TERRA EM ALGO ETERNAMENTE SIGNIFCATIVO.

 

 PROSSEGUIR – É UMA ATITUDE INCANSÁVEL – PERSEVERAR – VC APRENDE BUSCAR A ORIENTAÇÃO/FORÇA DE DEUS Á MEDIDA QUE PROSEGUE (Is.40:31)

PAULO PROSSEGUIU – SE CONCENTROU NO SEU OBJETIVO – TERNIMAR A CORRIDA DA FÉ (2TM 4:7) – VC JÁ TOMOU A DECISÃO DE AVANÇAR EM DIREÇÃO A CRISTO E PROSSEGUIR COM ELE ATÉ O FIM DE SUA VIDA?

(EX.PATINAÇÃO NO GELO –CAEM + SE LEVANTAM E PROSSEGUEM – LEVANTEM-SE E TERMINE A CORRIDA/COMPETIÇÃO – O QUE ESTÁ ME AMARRANDO/IMPEDIDO DE BUSCAR A DEUS E PROSSEGUIR COM ELE????

O QUE VC PRECISA ABANDONAR PARA PARTICIPAR DA CORRIDA CRISTÃ E SERVIR AO SENHOR ATÉ O FIM? (TV/HÁBITOS/COMODISMO/CONCEITOS ETC)

 

VEJAMOS HOMENS NA BÍBLIA QUE TINHAM TUDO PARA DESISTIR MAS PROSSEGUIRAM NA SUA JORNADA COM O SENHOR:

a)      ABRAÃO: ABEDECEU A DEUS – MOROU EM TENDAS-NÔMADE –HB 11:10 MORREU SEM VER CUMPRIDA AS PROMESSAS – PODEIRA TER DESISTIDO MAS PROSSEGUIU ATÉ O FIM DE SUA VIDA HB.11:16

b)      MOISÉS: NÃO ENTRARIA NA TERRA PROMETIDA (Nm.20:9) PODERIA TER DESISTIDO DE SERVIR A DEUS MAS PROSSEGUIU. ESTAVA NA TRNASFIGURAÇÃO COM JESUS.

c)      SAMUEL – FOI REJEITADO PELO POVO – ESCOLHERAM SAUL – MAS SAMUEL CONTINUAVA AJUDANDO SAUL – PODIA TER DESISTIDO MAS FOI FIEL ATÉ O FIM

d)      DAVI – QUERIA CONSTRUIR O TEMPO – DEUS DIZ NÃO (I Cr.22:8) PODERIA TER DESISTIDO DE AGRADAR A DEUS MAS PROVIDÊNCIOU TODO O MATERIAL PARA A CONSTRUÇÃO.

e)      PAULO/ JESUS – HOMENS QUE CONHECIAM TODOS OS FATOS QUE ACONTECERIAM , CADA UM COM SUA CRUZ MAS PROSSEGUIU EM DIREÇÃO AOS PROPÓSITOS DE DEUS

 

TODOS ESSES HOMENS TINHAM MOTIVOS VÁLIDOS PARA DESISTIR – OUVIRÃO “NÃO” DE VÁRIOS LUGARES, MAS NENHUM DELES DESISTIU DE PROSSEGUIR PARA O ALVO – FP.3:13-14 SÃO PALAVRAS DE UM HOMEM QUE CONHECE O PROPÓSITO DE SUA VIDA E ESTÁ CONCENTRADO NO OBJETIVO DE ALCANÇA-LO. DEUS TEM LHE CHAMADO PARA PERSEVERAR/PROSSEGUIR NO LUGAR ONDE ELE LHE COLOCOU PARA  O SERVIÇO DELE. SOMOS CHAMADOS A AMAR O SENHOR DE TODO O CORAÇÃO/ALMA-FORÇA/ENTENDIMENTO – ESSE MANDAMENTO NOS MOSTRA O PROPÓSITO, A RIQUEZA E O SIGNIFICADO DA NOSSA VIDA. DEUS NÃO DESISTIU DE VOCÊ, NÃO DEISTA DE VIVER COM ELE NA GLÓRIA. PROSSIGA PARA O ALVO – SUA MATURIDADE ESPIRITUAL.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMA: VENCENDO O INIMIGO                   

TEXTO:TIAGO 4:7

Um grupo de pessoas lutavam para expulsar o demônio de uma pessoa. Uns diziam: ''Tá amarrado'' outros ''Sai dele''. A confusão durou um certo tempo até que o demônio falou: ''Ei vocês? Entrem num acordo, afinal é para ficar amarrado, ou é pra sai? Temos que tomar cuidado como nós estamos lidando com o nosso innimigo, como estamos enfrentando a batalha espiritual, que a Bíblia diz que ela é real (Ef.6:12). Hoje temos todo tipo de ''crentes'' – aqueles que negligenciam a batalha/inimigo – aqueles que estão despreparados -  aqueles que querem apenas usar frases de efeito (Atos 19:8-20). Irmãos não podemos permitir que o inimigo prevaleça em nossas vidas. Quero destacar algumas atitiudes que devemos ter para vencermos o inimigo de nossas almas:

 

01)                     BUSQUE SABER QUEM É SEU ADVERSÁRIO – (Ipe.5:8 – ''o diabo vosso adversário) diabo = aquele que desune/separa/semeia discórdia/caluniador/difamador/tira de um lado e de outro/mentiroso (Jo 8:44) Ele fala e  faz do que lhe é próprio. (Matar/roubar/destruir - Jo 10:10)

 

02)                     BUSQUE SABER COMO ELE AGE – Ele tem um padrão de comportamento – ele é repetitivo em suas ações -  ele usa as mesmas estratégias do jardim do Éden (Gn.3:1)

a) Se aproxima sorrateiramente b ) Põem em dúvida à Palavra de Deus

 c) Tenta negar os danos do pecado (Gn.3:4). Como ele se apróximou de Eva,  ele se aproximou de Jesus,  e se aproxima de você/mim. Procurando uma brecha na sua carne. É imprecionante ver como muitos crentes trabalham à favor do inimigo, compactuando com o que ''ele é''

 

    03)BUSQUE VENCER O ADVERSÁRIO -   Com duas atitudes:

              a) SUJEITANDO-SE A DEUS – Não simplesmente dizer que acredita em Deus (Tg.2:19 – os demônios creem – mas não vivem em conformidade com os princípios de Deus) - SUJEITAR-SE É : Obedecer/submeter-se/render-se à Palavra de Deus e sua vontade. É o poder da Palavra de Deus operando em nós e através de nossa vida que vence o inimigo. É  Jesus Cristo tendo primazia em seu coração como Senhor e Salvador que vence o inimigo.

Somente em Jesus há proteção e força para lidar contra os poderes do mal/trevas.

 

               b) RESISTA AO DIABO: - Opor-se a ele/ recusar suas propostas ( Jesus resitiu na tentação Mt.4 -  e venceu – o diabo fugiu) – O que o diabo respeita/submete-se é a marca de Jesus em sua vida -  a sua santidade  – estar em Cristo  obedecendo a Deus e seus mandamentos lhe dá autoridade espiritual. O diabo fujirá de vós. Não faz sentido estar sujeito a Deus e fazer a vontade do diabo. Que está sujeito a Deus não cede ao inimigo.

 

 

 

 

TEMA: UM PEDIDO A DEUS

TEXTO: Pv. 30:7-9/ Tg.4:3

 

INTRODUÇÃO: Nada se sabe sobre esse homem que escreveu esse provérbio, seu nome: AGUR um homem com intenso desejo pelo conhecimento de Deus. Neste texto ele está a refletir sobre a as forças naturais, e fica maravilhado  perante AQUELE que está por trás de tudo. Percebemos nesse provérbio que Agur era um homem de coração humilde, e sincero, temente a Deus. Ele confessa sua total ignorância e dependência do Senhor. É impressionando ver suas virtudes em dois pedidos específicos que ele solicitou a Deus. Vamos dividir sua oração em duas partes:

I)                 UM PEDIDO QUE  MOSTRA CONDUTA DE VIDA: (v.8a)

''Afasta de mim, A FALSIDADE= Hipocresia religiosa/atitude liviana- sem seriedade. Aparência se ser, mas não é.  A MENTIRA= Faltar com a verdade, enganar. Um hábito bem comum ''saidas fáceis''- Mas todo o que mente está ligado ao pai da mentira o Diabo (João 8:44/Ijoão 3:7-10) – mentira é como comer ou coçar, é só começar. Como você está sobre essas condutas? Jesus condenou severamente os religiosos da época em Mt.6:1-18/7:5 ao dar esmolas, ao orar, ao jejuar, ao julgar os outros, faziam com hipocresia. Rogou ao Pai em João 17:17 que fôssemos santificados na verdade da Palavra. Os mentirosos não entrarão na Glória Ap.21:8 – Não se pode servir a Deus, vivendo na prática da mentira.

 

II)             UM PEDIDO QUE MOSTRA DESPREENDIMENTO DOS BENS. (v.8b)

''Não me dês nem a pobreza nem a riqueza''

a) Se eu ENRIQUECER posso negar o Senhor – há pessoas que acaba abandonando o Senhor por causa do dinheiro, veja as consequência em ITm.6:9,17- acham que não precisam de Deus (v.9a) demonstra auto suficiência.

     b) Seu eu EMPOBRECER posso ser tentado a roubar – nessa condição vou profanar = desonrar o nome de Deus - culpando a Deus por minha péssima situação. Agur tinha plena consciência de quem ele era, conhecia suas fraquezas, e desconfiava de seu coração   (Jr.17:9) ''enganoso é o coração, corrúpto''. Como está sua condição hoje?  ''DÁ-ME O PÃO QUE ME FOR NECESSÁRIO'' ITm.6:7-8

Você é grato a Deus pelo que tem? Viva com uma boa conduta diante de Deus e dos homens, e não acumules tesouro na terra e sim no céu, invista no reino de Deus.

 

''Quanto tempo  temos desperdiçado em trabalhos que não havia necessidade de fazer ou em prazeres egoístas e desnecessários, de forma que há um sem números de almas que se afundam na morte, e Deus põe i seu sangue em nosso débito''

A.B.Simpsom

 

 

TEMA: O CAMINHO DE VOLTA

TEXTO: LUCAS 15:11-24

INTRODUÇÃO: Nem sempre é fácil tomar o caminho de volta, principalmente quando este signfica voltar atrás, reconhecer o erro. Na parábola do filho pródigo, Jesus descreve a atitude do filho mas jovem (caçula) solicitou sua parte da herança ao pai e sai de casa para viver dissolutamente. Enquanto ele tinha dinheiro, tinha ''amigos'', festas, prazeres. Acabou o dinheiro, foi-se tudo. Ele nem tinha o que comer. Foi trabalhar cuidando de porcos e nem tinha o direito de comer da comida desses animais(v.16). Foi natural nesta hora lembrar-se de casa, do pai, da comida farta... ERA HORA DE DECIDIR ''TOMAR O CAMINHO DE VOLTA'' Quase sempre é assim: SÓ VALORIZAMOS O QUE TEMOS QUANDO PERDEMOS. Só lembramos e valorizamos o Deus que temos quando estamos sem saida, no fundo do poço. Aquele jovem, porém, na decisão de tomar o CAMINHO DE VOLTA, nos dá lição de Arrependimento e reconciliação. Vejamos o que podemos aprender com a atitude desse jovem:

I)                 A PRIMEIRA ATITUDE AO TOMAR O CAMINHO DE VOLTA É RECONHECER O ERRO – Vv.17-19 ''caindo em si'' ele rumina o que fez/reavalia sua situação, o que perdeu/reconhece que errou. Na volta, na reconciliação com o Senhor,necessário se faz o arrependimento verdadeiro(v.18) (Sl.4:1). Devem ser as expressões de nossos lábios/coração.

 

II)             A SEGUNDA ATITUDE AO TOMAR O CAMINHO DE VOLTA É ABANDONAR O ERRO – Vv.20 ''levantou-se e foi para seu pai'' Literalmente o filho chamado pródigo caíu, mas levantou-se. Reconhecer o erro, o pecado, é apenas o primeiro passo na reconciliação, mas não é suficiente, é preciso levantar-se do erro, é necessário deixar/abandonar o pecado. Para aquele jovem era uma caminhada longa e de expectativa, pois ele não sabia se seria perdoado, mas ele estava decidido a sair da situação em que se encontrava. Muitos desejam o perdão de Deus/outros, mas não querem deixar o pecado, o erro em que vivem. NÃO HÁ VOLTA PARA DEUS SEM ABANDONO DO ERRO.

III)         A TERCEIRA ATITUDE AO TOMAR O CAMINHO DE VOLTA É CONFESSAR O ERRO – Vv.21 ''pai pequei contra o céu e diante de ti'' Um coisa é admitir o erro para si, outra é confessá-lo/assumi-lo diante do ofendido. O texto narra a confissão do filho, sua consciência de quem ele ofendeu – Deus e o pai.Tem muita gente que não confessa. Erra, admite, e até começa a agir de modo diferente, mas não confessa deixa o tempo se encarregar de restabelecer a harmonia. Se queremos a restauração, precisamos confessar. Agora a caminhada estava completa

Eis aí o caminho de volta para o Senhor, siga: Reconhecer/Abandonar/Confessar. (v.22-24)

 

 Ministra Gardenia Alves da Silva