FLASHES DA ETERNIDADE EM APOCALIPSE

15/02/2011 18:16

 

TEMA: FLASHES DA ETERNIDADE EM APOCALIPSE

 

INTRUDUÇÃO:  Quando vamos ao cinema, antes da exibição do filme que queremos assistir, são apresentados vários trailes. Eles são como flashes, partes de novos filmes que serão lançados, despertar o desejo que conhecer aquele filme que será lançado. Assim também acontece nas Escrituras em relação a eternidade. Apocalipse de todos os livros da Bíblia é o que mais nos oferece flashes da eternidade, por isso é importante falarmos um pouco do contexto em que esse livro foi escrito.

a)     O Apóstolo João se encontrava exilado na ilha de Patmos. Por toda Palestina e Ásia Menor cristãos estavam sendo presos, torturados e mortos sob a espada do Império Romano. Decidir tornar-se um cristão e fazer parte de uma comunidade passou a ser um risco para a própria vida naquela época.

b)    Neste contexto de temor, tristeza, insegurança, e o sofrimento da Igreja, João é convidado por Deus para contemplar alguns flashes da eternidade. E assim ele ganha consciência da ação de Deus que, com Poder e determinação, conduz todas as coisas para um grande desfecho.

c)     O livro de Apocalipse foi escrito para oferecer consolo ao que sofrem e não para fomentar a curiosidade dos que especulam sobre os fins dos tempos.

 

Em Suma os flashes  que João recebeu de Deus nos ajudam a compreender um pouco do que nos aguarda no nosso maravilhoso encontro com Deus. Quero destacar dos inúmeros flashes deste livro, apenas 03.

 

1 FLASH: DIFERENTES PESSOAS COM UMA EXPERIÊNICA COMUM.

 

Ap.7:9-10 – A imagem que temos nesses versículos nos faz comparar a uma copa do mundo/olimpíadas. Gente proveniente das mais variadas nações, diferentes etnias, falando as mais diversas línguas, todos reunidos em um estádio, num ambiente de grande celebração. Da mesma forma a comunidade de peregrinos adentram na eternidade representando diferentes locais e épocas. Todos reunidos por uma experiência comum. Qual foi essa experiência?

a)     Todos eles estão vestindo vestes brancas (v.9) - Quem são esses??(v.13,14). Suas vestes são brancas não porque foram pessoas perfeitas na história, mas porque se deixaram lavar pelo sangue do Cordeiro, Jesus Cristo.

b)    Todos eles cantam a mesma conção (v.10) -  A canção entoada pelos peregrinos é um reconhecimento de que a salvação pertence ao Deus que está assentado nO trono e ao Cordeiro. A figura do Deus redentor que entrou na história para nos resgatar com sua própria morte na cruz.

Toda aquela multidão, possuíam uma experiência comum: eles reconheceram que Jesus é quem afirmou ser, e confiaram plenamente que sua morte na cruz foi um ato de amor pela vida de  cada um deles. Como conseqüência, receberam vestes brancas, representando a pureza atribuída a eles através do que Jesus fez. Para celebrar este fato, eles cantam acerca da salvação recebida.

 

2º FLASH: DEPOIS DO SOFRIMENTO, O CONSOLO E A PROMESSA.

 

Ap.7:16-17/21:4-5 – As expressões usadas no v.16 são: “fome”, “sede”. Aflição”, e “calor abrasador” – Todas essas são muito apropriadas para descrever peregrinos que atravessam desertos. Aqueles que vem da história com Cristo, trazem consigo as marcas de uma árdua peregrinação. Marcas da enfermidade, crises conjugais, tempos de desempregos, das violências, das injúrias, da perda de pessoas queridas, e tantas outras marcas. Mas observe como Deus nos receberá na eternidade:

a)     Enxugará dos olhos toda lágrima (consolo) – Ao longo da nossa jornada nesta terra, como homens e mulheres guiados por Deus à eternidade, não estamos isentos das tribulações e tantas coisas que nos ferem aqui. Ma ao chegarmos na eternidade, a primeira coisa que o Deus Criador faz ao nos receber é enxugar de nossos olhos toda lágrima. A lágrima derramada por causa da nossa dor no presente, seja qual for a origem desta dor, será enxugada pelos dedos carinhosos do nosso próprio Pai Celeste.

b)    Deus afirma que nunca mais sofrerão (Promessa) – nunca mais teremos fome, sede, e jamais seremos novamente afligidos, não haverá mais morte, tristeza, choro, nem dor (21:4). Quando a eternidade tiver seu início na nossa vida, o sofrimento terá seu fim para todo o sempre.

Assim como foi para os cristãos do Século I que estavam cercados pelas notícias de perseguição, tortura, e morte, estas mesmas palavras lançam esperança em nosso corações diante dos sofrimentos que enfrentamos no presente. Deus conhece nossa dor e não está insensível a ela. Ele transformará nosso pranto em dança. A eternidade deve ser vista como uma realidade maior e permanente, e o presente deve ser tido como menor e transitório (ICor.4:16-18), é incomparável a bênção que Deus tem preparado para nós.

 

3º FLASH – OS LIVROS E O LIVRO DA VIDA

Ap.20:12 – Aqui temos como uma imagem de um tribunal – grandes e pequenos, todos estão prestes a serem julgados pelos seus atos na história. Perceba que foram abertos “os livros” – neles estão contidos os registros de todos os atos de todos os seres humanos de toda a história. O problema é que, se formos julgados a partir dos registros contidos nos livros, não teremos chance alguma, porque se no livro da nossa vida for encontrado um ato de rebeldia contra a vontade de Deus, já basta para nos condenar à separação eterna,  mas junto a esses “Livros” João relata que foi aberto o “Livro da Vida”,  nesse livro só existe nomes,  nomes de todos aqueles que confiaram plenamente que o amor de Jesus na cruz, foi suficiente para pagar e apagar todas as suas culpas. Por isso, todo aquele que tem seu nome escrito no “Livro da Vida” não é julgado pelo que há “nos Livros”. Veja que o que desqualifica uma pessoa para a eternidade com Deus é a impureza, mas o que as qualificam é a comprovação de que seu nome está no Livro da Vida, confiaram em Jesus, Ele pagou o preço do meu pecado e me purificou com seu sangue.

 

CONCLUSÃO: Vc já declarou crer em Jesus como seu único Salvador e Sr.?  Confesse hoje com sua boca que Jesus é o Deus Criador que entrou na história para nos resgatar e nos guiar à eternidade. Ele ressuscitou dentre os mortos e nos concede hoje perdão por nossos pecados, NELE não existe acusação contra nós. Não desanime, Deus tem vestes brancas para vc, enxugará toda lágrima dos seus olhos, Ele tem vida eterna, basta vc aceita-lo.

 

“SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA APENAS A ESTA VIDA, SOMOS O MAIS INFELIZ DE TODOS OS HOMENS”

                                                          I COR. 15:19

 Ministra Gardenia Alves da Silva